Colégio Teresiano - CAP/PUC

Destaques

Reportagem Manhã Latino-America

Reportagem Manhã Latino-America

No dia 11 de outubro foi realizada a Manhã Latino-Americana com os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio com o objetivo de aprofundar os conhecimentos das culturas latino-americanas e as diversas manifestações culturais que se desenvolvem nos países hispano-falantes.

O projeto partiu de pesquisas sobre os temas, junto às disciplinas envolvidas, e contou com a produção de maquetes, oficinas e outras atividades temáticas sobre os países pesquisados (Peru, México, Argentina, Chile, Uruguai e Brasil).

O 6º Ano ficou responsável pelas "Manifestações Culturais Peruanas – Gastronomia Inca e Grafismo Inca". Dentro desse contexto, os alunos prepararam com o professor Alexandre Brito um tabule de quinoa e um "Causa Limeña", um prato típico peruano, que leva frango, abacate e batata baroa. Todos saborearam essas delícias. Além disso, elaboraram um tear feito com material reciclável (papelão e camisetas de malha).

O 7º Ano pesquisou e apresentou trabalhos sobre as "Manifestações Culturais Mexicanas – Releitura de Frida Khalo e Diego Rivera, Cabera Literária e Painel dos Mortos". Na oficina os alunos pintaram o rosto inspirados no Dia dos Mortos (celebração famosa do México) e tiraram fotos em frente a uma reprodução de Diego Rivera. Dessa forma, uniram-se manifestações artísticas como a pintura e a fotografia. Foi elaborada uma segunda oficina com papéis picados, de forma a relembrar que o Brasil, assim como o México, também utiliza papel para decorar a Festa Junina e várias outras festas.

A professora de Artes, Sharlene Braga Pereira, explicou um pouco mais sobre essa oficina: "Essa é uma técnica que consiste em dobrar o papel de seda e fazer cortes de modo a reproduzir rendilhados, que são utilizados para fazer bandeirolas".

"Manifestações Culturais Chilenas – Totens Mapuches e Moais" foi a temática da oficina do 8º Ano. Os alunos, por meio da argila, construíram miniaturas de carrancas chilenas, de modo a representar os totens. Os alunos também fizeram desenhos inspirados no povo do Chile.

Abordar as "Manifestações Culturais Argentinas e Uruguaias – Releitura de Carlos Vilaró e Músicas de Mercedes Sosa" foi a missão do 9º Ano. Na oficina, os alunos elaboraram filetes portenhos (placas decoradas no estilo vintage), um tipo de arte argentina, com frases inspiradas na cantora Mercedes Sosa. Para falar do Uruguai, os alunos se inspiraram no escritor Eduardo Galeano e escreveram, em camisas, frases da obra literária de Galeano.

A 1ª série do Ensino Médio abordou "Ações Imperialistas na América Latina", por meio de paródias musicais e "memes" (imagens com frases de humor).

A 2ª série fez uma representação teatral chamada "Somos todas Mães de Maio", se referindo ao Movimento Mães de Maio, na Argentina, durante a ditadura.

Ao final da manhã, os alunos se reuniram na quadra do Teresiano e realizaram um grande show musical de talentos com paródias e músicas latino-americanas. Professores e estudantes tocaram e cantaram juntos, demonstrando amizade, alegria e respeito entre todos.

O aluno da 1ª Série B, Heitor Leal Burgos, que cantou e tocou no show de talentos, avaliou esta manhã com a afirmativa: "No Brasil se valoriza muito pouco a cultura Latino-americana; conhecemos pouco a cultura dos outros países da América do Sul, e dessa forma, não damos valor à nossa própria cultura. Essa manhã foi muito importante para dar visibilidade à diversidade cultural que existe na América Latina".

  • Reportagem Manhã Latino-America
  • Reportagem Manhã Latino-America
  • Reportagem Manhã Latino-America

Eventos anteriores

Voltar

Colégio Teresiano - CAP/PUC
Rua Marquês de São Vicente, 331 - Gávea
CEP: 22451-041 TEL/FAX: 3206-2800